terça-feira, 1 de maio de 2007

Dia Mundial da Juventude





No passado dia 31 de Março, em Elvas, foi celebrada a XXII Jornada Mundial da Juventude. Esta tinha como meta a meditação, por parte dos jovens, das palavras ditas por Jesus “que vos amei uns aos outros, assim como Eu vos amei” (Jo 13, 34).
A ânsia da chegada ao destino transparecia com nitidez no rosto dos jovens…
Finalmente a cidade, retratada outrora na canção interpretada por Paco Bandeira “Oh Elvas oh Elvas, Badajoz à vista”, realça aos jovens a curiosidade daquilo que os espera.
O primeiro passo para a “descoberta” do Amor foi o encontro dos jovens na Igreja de Santa Luzia. Uma igreja moderna, acolhedora, e acima de tudo provocadora de entusiasmo e de curiosidade a todas as mentes jovens que estavam ali presentes.
O Papa Bento XVI, este ano, propôs aos jovens a meditação da mensagem dita por Jesus. Um beijo inocente de duas crianças, um pôr-do-sol inigualável, as dunas do deserto, citações como “Deus: Fonte do Amor; amar todos sem distinção…”, o polémico mas sentido filme de Mel Gibson “A paixão de Cristo”, todos estes aspectos foram desenhando no coração de cada jovem um sentimento de amizade partilhada por todos com uma intensidade incontestável.
O júbilo que pairava no ar, as vozes afinadas que enchiam a sala… e de repente nas cordas das violas saíam as notas da “Estrada de Jericó” que soavam ao ouvido de todos os presentes.
A questão mais pertinente era “O que é o amor?”. Com a orientação de um responsável, os jovens produziram o que para eles significava o amor, assim como, se manifesta o Deus-Amor. Uma jovem muito convicta dos seus ideais referiu, com unhas e dentes, “o amor é um sentimento muito forte… é fruto de convivência, de entrega e de partilha”.
Os jovens são muitas vezes chamados a manifestar o amor de Deus, são encorajados e convidados a agir com toda a sua caridade e entusiasmo, porque tal como o Papa Bento XVI incentiva “Desenvolvei as vossas capacidades, não só para vos tornardes mais “competitivos e produtivos”, mas para serdes “testemunhas da caridade”.
Para a maior parte dos jovens, Deus constitui a fonte do Amor como o Espírito Santo, como uma imagem abstracta, pois não se vê, não se ouve e não se sente, é como um espírito que envolve toda a Humanidade.
A grande revelação de Deus surge na Eucaristia, na Oração, nos gestos, e em toda a parte onde se acredita que Ele esteja.
Depois da Oração e da Reconciliação, a fome já apertava. O almoço teve encontro no jardim municipal de Elvas. Já com a barriga cheia, as jovens deliciaram-se nos baloiços, mostrando a sua ânsia de voltar à infância.
Posteriormente à Caminhada Penitencial do Santuário do Senhor Jesus da Piedade à Sé, chegou o momento tão aguardado… a missa Presidida por D. Amândio!!! “Avançarei, avançarei pelo caminho, agora eu sei que tu comigo vais também…” foi uma das músicas que encheu a Igreja, e que fez transparecer o calor humano provocado pelos jovens.
Quando, na cruz Jesus Cristo grita “Tenho sede”, Ele revela a enorme vontade de amar e de ser amado por todos.
Se neste encontro todos os jovens conseguiram aperceber-se da necessidade de amar os outros, sem diferenças, sem antagonismos, até mesmo amar os seus inimigos… então conseguiram resolver o enigma.

Ana Isabel Pires

Sem comentários: